Pesquise aqui

sábado, 28 de julho de 2012

Novelas se tornam armas poderosas para emissoras

Pra quem ainda tem dúvidas do poder de uma novela, basta olhar o que o sucesso de “Carrossel” fez com o SBT.
 
A emissora de Silvio Santos, que desde 2007 não sabia o que era ficar na vice-liderança de audiência por três dias no mesmo mês, foi o segundo colocado na Grande São Paulo em 14 dos 30 dias de junho. Neste mês de julho, até o dia 20, conseguiu por 18 vezes ficar em segundo no ranking do Ibope. Não é absurdo dizer que o SBT retomou a vice liderança de audiência.
 
E não para por aí. “Carrossel” vem fazendo com que outros programas se saiam bem. No dia 4 deste mês, por exemplo, a novela ficou com 12 pontos, o "Cine Espetacular" marcou 11 de média e o “Programa do Ratinho” conseguiu 8 pontos no Ibope.
 
Seguindo essa linha de pensamento, fica mais fácil entender o porquê de “Máscaras” ser considerada o wikmaior fracasso da Record. E não é equivocado dizer que a novela de Lauro César Muniz tem grande responsabilidade nesta fase ruim do canal de Edir Macedo – não tirando o mérito de “Carrossel” pelo sucesso.
 
“Máscaras” não deu certo e pronto. Isso tem que ser admitido. É uma novela bem feita, mas com texto e história que não agradam nem chamam atenção do telespectador. Uma emissora vive de mercado, não de arte. Então, audiência é fundamental para qualquer produto.
 
Entretanto, é interessante ver que a Record está tentando reagir nessa história e percebeu que são nas novelas que está qualquer chance de se reerguer. “Passado Próximo”, que substituirá “Máscaras”, terá vários atores da Globo que foram contratados nas últimas semanas, será escrita por uma autora (Gisele Joras) que sabe escrever para todos os públicos e, revelada em 2008 pela Record, tem no currículo grandes sucessos, como "Bela, a Feia”.
 
As emissoras investirão tudo na dramaturgia, ainda mais agora. O SBT, que descobriu que é capaz de fazer uma novela bem feita, após muitos anos, e a Record, que precisa voltar à disputa, se não quiser tornar esta situação a definitiva.
 
“Carrossel” e “Passado Próximo” são as esperanças, tanto para o SBT como para a Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário